I Plantio Voluntário Coletivo


Realização do I Plantio Voluntário Coletivo de mudas de espécies nativas às margens do Rio Capivari.


Mais uma vez, a própria Comunidade entorno ao Rio toma a iniciativa, agora, com o Plantio Voluntário para recomposição florestal da mata ciliar. Mesmo com desafios enfrentados ao longo do Projeto, próprio da região e do contexto atual ao qual estamos inseridos, no que se refere as questões ambientais, com persistência e entusiasmo torna-se possível dar continuidade a longa caminhada rumo a revitalização do Rio.










Foram plantadas 450 mudas de espécies nativas (ingá, aroeira, araçá, murici, pau-pombo, embaúba, jaqueira, mangueira, entre outras) adquiridas na Comunidade de Cachoeirinha, Ferreira, Vidal, Santo Antônio e Subaúma.












Numa ação pioneira, os moradores da Comunidade realizaram o Plantio Voluntário de mudas às margens do Rio na manhã desta segunda-feira, dia 04 de setembro, dando continuidade as ações do Projeto Rio Capivari. Com determinação e força de vontade, um grupo de voluntários (Pedro, Nego, Fábio, Nido, Zé de Bune, Nuca, Timóteo, Izael, Didiu, Dona Dade, Zete, Carlinhos, Del, Cláudia, Cristina, Dinalva e Beneu) iniciaram o plantio próximo a ponte até a antiga barragem em Cachoeirinha/Vidal. 





“É o começo, compartilhado entre muitos que virão... Quem presenciou este momento pôde sentir o como e quanto é compensador o dia de doação ao Rio. A vontade de plantar uma árvore vem de dentro para fora num compromisso perante o Rio (água, verde e vida)”, como bem destacou Evanildo Cunha (Nido), um dos condutores e idealizador do Projeto, assim como foi o primeiro Encontro do Projeto Rio Capivari.

Ao longo deste Projeto foram distribuídos aos moradores da Comunidade mais de 80 kits (coturno, blusão e calça), apropriados para o plantio de mudas e atividade na agricultura, doado por um dos colaboradores do Projeto, Erisvaldo Cunha, engenheiro ambiental, inquieto também com as questões ambientais.

















O Prefeito de Muritiba, Danilo Marques Dias Sampaio, que esteve também presente nesta manhã, no Plantio Voluntário de mudas, se comprometeu ampliar a coleta de lixo na margem do Rio e a realização da Reforma da Ponte sobre o Rio Capivari/Cachoeirinha, atendendo, portanto, a uma das linhas de ações do Projeto Rio Capivari (Infraestrutura Social).







Registramos também a presença da vereadora do município de São Félix, Patrícia Almeida, do vereador do município de Muritiba, Paulo Ricardo, do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luciano de Miranda, que desde já se disponibilizaram ao apoio às ações do Projeto.


















“Quem plantou as mudas de árvores às margens do Capivari, neste dia 04 de setembro de 2017, sabe bem como é grandioso retribuir com a natureza, vivenciando este momento histórico”, como afirma Fábio, também um dos condutores do Projeto do Rio Capivari. Fomos prestigiados com o final de semana chuvoso preparando o terreno que recebeu o primeiro plantio coletivo do Rio. “É mão de Deus nos conduzindo! Plante o quanto antes a sua árvore, o Rio agradece a todos os voluntários", como bem diz Dona Dade de Cachoeirinha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário