quarta-feira, 16 de maio de 2018

Diálogo na nossa caminhada!



Comunidades Quilombolas de Santo Antônio, Vidal, Subaúma e Terreno do Governo do Município de São Félix juntamente com os estudantes do curso de Museologia, Ciências Sociais e Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participam da 16ª Semana Nacional de Museus do Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB)/UFRB, em parceria com o Museu Afro-Brasileiro (MAFRO)  da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que acontece na sede da Associação de Agricultura Familiar Quilombo de Santo Antônio – São Félix  - Ba no período de 14 de maio a 13 de junho de 2018.


Constitui um evento de fundamental importância para o fortalecimento das Comunidades Quilombolas, que são também parceiras na revitalização do Rio Capivari. Nesse sentido, é que buscamos seguir a caminhada! Mais uma vez, o Projeto Rio Capivari esteve presente nos eventos realizados pelas Comunidades, parabenizando e apoiando esta iniciativa de construir diálogos com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Visitar a Exposição, estar presente, reencontrar, participar junto à Comunidades Quilombolas é enriquecer nosso diálogo nesta caminhada. Uma oportunidade singular de vivenciar os saberes quilombolas e os trabalhos da museóloga e escritora Joana Flores, fundamental reflexão de histórias de vida.




A caminhada é longa, memórias são registradas, saberes são múltiplos, por isso a importância do diálogo no sentido de construímos juntos novas vivências e possibilidades, cumprindo a nossa missão por onde caminhamos.

terça-feira, 8 de maio de 2018

E agora, qual o caminho a seguir?




Rio Capivari -Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 08/05/2018


Rio Capivari -Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 08/05/2018



    Cremos que muitos de nós já fizeram esta pergunta algum dia! E não é diferente para os dias atuais! Vivemos uma crise globalizada, complexa, multidimensional e a maior delas: uma crise de percepção da realidade!
  Precisamos mudar a maneira de pensar! Temos a consciência que somos humanos, mas também podemos ir muito mais além com a mudança nas nossas atitudes. E o porquê da dúvida?
  Se pararmos um pouco para olharmos ao nosso redor, percebemos o quanto a natureza é sábia na profunda certeza da conexão entre crise e mudança. O Rio Capivari está em crise, todos nós já sabemos, e não é de hoje, nem de ontem, que sabemos disto. Mas será que o Rio fica realmente esperando por nós?
   Efetivamente que não, o Rio segue seu próprio percurso, sabe fazer os seus contornos entre as pedras, superar as barreiras, preencher o vazio, acolher, alimentar, embelezar, regar, enfim, cumprir a sua missão de Rio. E, nós, seres humanos, estamos cumprindo a nossa, enquanto seres humanos que somos?
   Acreditamos, que em vários lugares do nosso planeta existam pessoas, grupos, comunidades, movimentos que conseguem ter esta sensibilidade ambiental, e, de fato, existem, e podemos comprovar. Quem não já viveu aquelas conversas estimulantes que ampliam nossas ideias como foi o nosso I Encontro do Projeto Rio Capivari, bem como o I Plantio Voluntário, ou a poucos dias aí, enquanto dedicamos algum tempo ao Rio Cachoeirinha! É só ter um novo olhar! O que acontece é que muitas vezes as pessoas agem isoladamente, sem se aperceberem de como seus objetivos se inter-relacionam, mas caminham para algum lugar. E que lugar é este?
   A natureza não caminha contra a sua própria essência, e porque nós haveríamos de caminhar? Tem algo aí que precisa ser repensado. E o nosso Projeto continua aqui para repensar com todos vocês estas questões, em harmonia com a natureza, afinal somos interdependentes. Vamos criar as condições adequadas para que as coisas possam acontecer, vamos caminhar como o Rio, cumprindo a nossa essência! Vamos seguir o percurso natural do nosso Rio! Da nascente em Castro Alves à foz em São Félix, passando por Sapeaçú, Cabaceiras do Paraguaçú, Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira. Vamos juntos rumo à revitalização do Rio!


Rio Capivari -Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 08/05/2018