sábado, 8 de junho de 2019

Projeto do Rio Capivari-Ba viabiliza diálogo da DIRAG-Inema com a UFRB no sentido de traçar o diagnóstico preliminar da situação atual da Bacia do Rio Capivari-Ba.


Reunião do Projeto Rio Capivari-Ba com DIRAG-Inema, CETEC/UFRB e CCAAB/UFRB 
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Reunião do Projeto Rio Capivari-Ba com DIRAG-Inema, CETEC/UFRB e CCAAB/UFRB 
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

A reunião aconteceu ontem, dia 07 de junho de 2019, entre os condutores do Projeto do Rio Capivari, Evanildo e Ednélia com a Diretoria de Águas - DIRAG/Inema, diretor Eduardo Topázio, e a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema e doutora em Física do Ambiente Agrícola pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Greice Ximena, juntamente com diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC/UFRB, Dr. José Valentim, e o diretor Dr. Elvis Vieira do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB/UFRB  e as professoras do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Dra. Alessandra Valentim e Dra. Lidiane Kruschewsky Lordelo. A pauta da reunião teve os seguintes pontos discutidos:


1. Apresentação do Projeto do Rio Capivari-Ba e suas principais linhas de ação para os professores da UFRB e técnicos do Inema que ainda não conhecem o referido projeto;
2. Diagnóstico preliminar da situação atual da Bacia do Rio Capivari;
3. Esboço do Projeto para Recomposição Florestal da Mata Ciliar;
4. Monitoramento, vazão e qualidade de água da Bacia do Rio Capivari;
5. Relação de professores da UFRB e técnicos do Inema empenhados em integrar o Grupo Multidisciplinar do Projeto Rio Capivari para revitalização do Rio;
6. Definição da Agenda de Atividades do Grupo Multidisciplinar do Projeto Rio Capivari;
7. Elaboração de uma Cartilha de Educação Ambiental construída em conjunto com o Projeto Rio Capivari, Inema/Sema e a UFRB;
8. Planejamento para realização do II Encontro do Projeto Rio Capivari na UFRB;

A reunião tornou-se produtiva, onde diversas demandas foram levantadas e discutidas. Por se tratar de uma reunião técnica, dado o conhecimento científico, bem como a pesquisa e extensão, e considerando que o Projeto tem sua metodologia própria, no sentido de viabilizar um diálogo de gestão compartilhada para os problemas sistêmicos, foi criado nesta reunião, um Grupo Multidisciplinar do Projeto Rio Capivari, viabilizando as discussões técnicas e definição de Agenda para o andamento e encaminhamento de uma das linhas de ações do Projeto - Meio Ambiente. A caminhada é longa, e são muitos os amigos e novos parceiros do Rio Capivari! Vamos caminhando juntos, ampliando o diálogo, rumo à revitalização! 


quinta-feira, 16 de maio de 2019

Projeto Rio Capivari-Ba reunindo os trabalhos científicos de pesquisadores da UFRB sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Capivari-Ba em seu ambiente virtual.


Reunindo os trabalhos científicos com a Prof.ª Claudia Bloisi e Geisa 
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Reunindo os trabalhos científicos com a Prof.ª Alessandra Valentim
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Reunindo os trabalhos científicos com Geisa e  Luiz Artur na UFRB
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

É de fundamental importância o papel das Universidades nos estudos científicos, ensino, pesquisa e extensão, cumprindo sua essência no mundo do conhecimento. No sentido de ampliar ainda mais estes conhecimentos rumo a revitalização do Rio Capivari, o Projeto Rio Capivari-Ba dispõe de um ambiente virtual onde está reunindo todos os trabalhos científicos já realizados ou em andamento nas diversas Universidades sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Capivari-Ba.

Diante do apoio institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -  UFRB ao Projeto Rio Capivari-Ba, nesta terça-feira, dia 14 de maio de 2019, um dos condutores e idealizador desta iniciativa, Evanildo Carlos Cunha, engenheiro agrônomo formado pela UFBA, recebeu os trabalhos científicos sobre a Bacia do Rio Capivari-Ba, das pesquisadoras da UFRB, Prof.ª Claudia Bloisi Vaz Sampaio, Doutora em Água e Solo, cujo tema “Nascentes Hídricas do Município de Cruz das Almas enfoque na zona rural” foi apresentado no IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (ver em ambiente virtual credenciais completa dos autores do trabalho científico), bem como os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de seus alunos da UFRB para inserir no ambiente virtual, e também os trabalhos científicos da pesquisadora Prof.ª Alessandra Cristina Silva Valentim, Doutora em Engenharia Química, com o tema “Avaliação Ecotoxicológica e determinação do índice de Langelier na Nascente do Rio Capivari-Ba”, apresentado em 28° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ver em ambiente virtual credenciais completa dos autores do trabalho científico), e o tema “Avaliação da Qualidade da Água do Rio Capivari –Ba”, apresentado  na I Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB (ver em ambiente virtual credenciais completa dos autores do trabalho científico), empenhados na revitalização do Rio Capivari, no qual alguns destes trabalhos já se encontram disponíveis no ambiente virtual do Projeto.

Somando a estes trabalhos científicos, e neste movimentar espontâneo, também, neste mesmo dia, no Laboratório de Intervenção Socioambiental – LIS – CCAAB - UFRB, o Projeto Rio Capivari-Ba recebeu pessoalmente da engenheira florestal formada pela UFRB, Geisa Nascimento Santana, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, a sua dissertação de mestrado, tema “Influência das mudanças no uso e cobertura do solo na dinâmica do escoamento superficial na Bacia do Capivari-Ba”, que teve como orientadora a Prof.ª. Drª Rosangela Leal Santos, e também como Banca Examinadora, o Prof. Dr. Alarcon Matos de Oliveira e a Profª Dra. Claudia Bloisi Vaz Sampaio, trabalho este já disponível no ambiente virtual do Projeto. Também, esteve presente, o Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas pela UFRB, Luiz Artur dos Santos da Silva, com sua dissertação “Cálculo tridimensional aplicado a área de Bacia Hidrográfica utilizando modelos digitais de elevação”, para inserir no ambiente virtual do Projeto, apresentada ao curso de graduação Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, que teve como orientadora a Profª Dra. Claudia Bloisi Vaz Sampaio.   

É com este novo olhar, numa visão sistêmica, ao tão querido Rio Capivari, que vamos reunindo e compartilhando neste espaço os diversos estudos sobre a Bacia do Rio Capivari-Ba, compreendendo a contribuição enriquecedora de cada uma destas pesquisas das Universidades, de fundamental importância para manter vivo este caminhar rumo a revitalização.  Vamos seguindo firmes com novos trabalhos!

Para maiores informações, acesse nossa página do ambiente virtual no link http://projetoriocapivari.blogspot.com/p/artigos-cientificos.html.
E os pesquisadores que queiram inserir seus trabalhos científicos realizados nas Universidades deverá primeiro entrar em contato com e-mail do Projeto Rio Capivari-Ba: projeto.rio.capivari@gmail.com enviando também o seu link de acesso do trabalho científico, informando as referências bibliográficas.



quinta-feira, 9 de maio de 2019

Projeto Rio Capivari-Ba e Diretoria de Águas – DIRAG/Inema dialogam uma agenda de atividades em prol da revitalização do Rio Capivari.


Reunião do Projeto Rio Capivari-Ba com a DIRAG-Inema
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

No sentido de viabilizar o fortalecimento de uma das suas linhas de ações do Projeto do Rio Capivari, Meio Ambiente, os condutores do Projeto, Evanildo Cunha (idealizador da iniciativa) e Ednélia se reuniram nesta quarta-feira, 08 de maio de 2019, com a Diretoria de Águas – DIRAG do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema, diretor Eduardo Farias Topázio, em prol da revitalização do Rio Capivari.

Desse modo, ficou estabelecida uma próxima reunião do Projeto Rio Capivari com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, que acontecerá ainda este mês, em Cruz das Almas, um dos sete municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Capivari – Ba.

Com a sua metodologia própria, incluindo a pesquisa-ação, bem como ressaltando suas três fases: pré-implementação, implementação e pós- implementação, os condutores do Projeto Rio Capivari vem dando seguimento suas ações. Assim, trata-se de uma construção conjunta da referida agenda, com o diretor Elvis Lima Vieira do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB/UFRB, com o diretor José Valentim dos Santos Filho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC/UFRB, e com o diretor Eduardo Farias Topázio da DIRAG/Inema.


Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019


domingo, 21 de abril de 2019

Projeto Rio Capivari-Ba se reúne com a UFRB, dando continuidade às ações do Projeto.


Reunião do Projeto Rio Capivari com o CETEC/UFRB 
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Diante do diálogo estabelecido e o apoio institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, os condutores do Projeto, Evanildo Cunha (idealizador da iniciativa), Fábio e Ednélia se reuniram, em 17 de abril de 2019, juntamente com o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC/UFRB, Dr. José Valentim dos Santos Filho, e as professoras do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Dra. Alessandra Cristina Silva Valentim e Dra. Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo que já tiveram oportunidade de realizar visita técnica no trecho do Rio Capivari, em Cachoerinha-Ba, no sentido de viabilizar os trabalhos científicos em prol da revitalização do Rio.


Por se tratar de um trabalho voluntário, os condutores do Projeto do Rio Capivari deram seguimento as suas atividades dentro de uma agenda de trabalho estabelecida na reunião com os participantes. Considerando, portanto, os estudos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Capivari–Ba, os trabalhos científicos já realizados ou em andamento pela UFRB serão inseridos no ambiente virtual do Projeto no sentido de ampliar os conhecimentos rumo a revitalização do Rio.

A caminhada é longa diante da dimensão do Projeto, portanto, a cada passo, cada atitude, por mais simples que seja representa um novo olhar ao tão querido Rio Capivari que nasce no município de Castro Alves, percorre os municípios de Sapeaçu, Cabaceiras do Paraguaçu, Cruz das Almas, Muritiba, Governador Mangabeira e tem sua foz no município de São Félix.  

O Rio Capivari, que tem resistido as condições adversas, tem o seu coração na UFRB e cérebro pensante também, ora encontra-se latente em alguns trechos, sofrendo as consequências da ação humana, ora, em outros trechos, com as fortes chuvas, mostra toda sua beleza como um espetáculo da natureza, relembrando histórias de vida. 

É com o nosso olhar do “cuidar do que é vida” e, principalmente, com novas atitudes, que vamos nos movimentar, vamos nos encontrar, vamos criar as condições adequadas para que os bons resultados aconteçam!


Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019






terça-feira, 16 de abril de 2019

Em que mundo nós vivemos?



Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019

Rio Capivari - Ba
Fonte: Projeto Rio Capivari - 2019


Em que mundo nós vivemos? Esta é uma das questões que provavelmente todos nós já fizemos algum dia, de algum modo, em algumas das circunstâncias da vida. Se, de fato, pararmos um instante para refletirmos sobre esta temática, e não precisa de muito tempo, percebemos quantas incoerências acontecem ao nosso redor.

Por outro lado, se observamos com atenção a natureza, o amanhecer, o entardecer, o maravilhoso pôr do sol, e o anoitecer, percebemos como a natureza divina se harmoniza, até mesmo, no simples canto dos pássaros, uma perfeita melodia. Então, em que mundo nós vivemos?

Há poucos instantes que o dia amanhece nublado, e toda aquela chuva torrencial e de repente, o sol volta a brilhar novamente, como se este espetáculo da natureza às vezes passasse despercebido. Verdade, que no mundo em vivemos as mudanças acontecem em questões de segundos!

É importante compreender que fazemos parte de um “todo”, o qual somos todos interdependentes e interligados. O belo de vivenciar isto tudo nos fazem movimentar-se no mundo! Será que este tempo de caminhada ainda não foi possível aprender com a natureza. Se somos dotados de consciência, da capacidade de pensar, de estudar, de ampliar nossos conhecimentos, cada um com sua própria habilidade, então, estamos esperando “o quê” para somarmos nossas ideias, atitudes e habilidades e percebermos que estamos todos na mesma “escola da vida”! Para problemas complexos, teremos soluções complexas, mas nem por isto deixemos de acreditar! Em que mundo nós vivemos?

Vamos aprender e reaprender a harmonizar como a natureza! Vamos criar as condições adequadas para que os bons resultados possam acontecer mesmo diante de condições adversas. Vamos nos movimentar, vamos nos encontrar, vamos inovar!